Amendoim cozido para a festa de São João
O São João está chegando e com ele vêm diversas tradições, danças, fogueiras e, é claro, as delícias típicas dessa festividade tão querida. Entre os quitutes tradicionais, o amendoim cozido é uma opção irresistível para acompanhar as comemorações.
Com seu sabor marcante e crocância única, o amendoim cozido é um petisco simples de preparar, mas que faz sucesso entre os participantes das festas juninas. Nesta receita, vamos te ensinar o passo a passo para preparar o amendoim cozido perfeito.
Siga nossas instruções e surpreenda seus convidados com um petisco típico e delicioso nessa celebração de São João.
Receita de amendoim cozido:
Ingredientes:
- 500g de amendoim cru com casca;
- 2 litros de água;
- 4 colheres de sopa de sal.
Modo e praparo:
- Em uma panela grande, de preferência de pressão, coloque a água e leve ao fogo alto para ferver.
- Quando a água estiver fervendo, adicione o amendoim cru.
- Deixe o amendoim cozinhar em fogo médio por cerca de 1 hora.
- Após 1 hora de cozimento, pegue uma semente de amendoim e teste se está macia o suficiente. Se ainda estiver muito dura, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
- Quando o amendoim estiver cozido, desligue o fogo e escorra a água.
- Ainda quente, coloque o amendoim cozido em uma tigela grande e adicione o sal.
- Misture bem para garantir que todos os amendoins estejam temperados.
- Deixe esfriar completamente antes de servir.
- Depois de frio, você pode transferir o amendoim cozido para saquinhos individuais ou colocar em um prato para ser servido na festa de São João.
Obs.: Há pessoas que cozinham o amendoim já colocando o sal antes , mas cuidado para não ficar muito salgado.
Um pouco da história do amendoim no São João
A tradição de ter amendoim como parte das festividades do São João remonta aos tempos coloniais no Brasil. O amendoim é uma leguminosa nativa da América do Sul e já era cultivado pelos povos indígenas muito antes da chegada dos portugueses. Com a colonização, os europeus descobriram essa saborosa e versátil semente e começaram a incorporá-la em suas festividades, como o São João.
Durante as festas juninas, o amendoim se tornou um ingrediente presente em diversas receitas típicas, desde doces como pé de moleque e paçoca, até salgados como o amendoim cozido. Além disso, a disponibilidade do amendoim durante o período de São João, que é uma época de colheita, contribuiu para a sua popularidade como um alimento festivo.
O amendoim também ganhou destaque nas festas juninas devido à sua associação com a fartura e a alegria. Acredita-se que a forma redonda do amendoim seja símbolo de união e plenitude, e seu consumo durante as celebrações representa a esperança de bons tempos, prosperidade e fortuna para o próximo ano. Assim, essa tradição se perpetuou ao longo dos anos e tornou-se uma presença indispensável nas festividades do São João em todo o Brasil.