Sarapatel nordestino dos deuses, conheça


Receita de Sarapatel nordestino dos deuses, conheça
Foto meramente ilustrativa. (Foto: reprodução)

Conheça o sarapatel nordestino, que é um prato típico da culinária nordestina, preparado com tripas e outras vísceras de porco, além de sangue coalhado.

Esse prato tem bastante sustância, com alto teor de proteína e gordura. Portanto, é indicado sobretudo para consumir no inverno ou antes de um trabalho pesado. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo e faça logo esse sarapatel nordestino que é dos deuses!

Ingredientes para fazer a sarapatel nordestino:

3 quilogramas de miúdos de porco para sarapatel e sangue coalhado
150 gramas de toucinho ou bacon defumado
3 cebolas grandes
4 tomates
6 limões
3 pimentões vermelhos ou verdes
6 pimentas de cheiro
10 folhas de louro
5 dentes de alho
1 maço de hortelã fresca
½ maço de coentro fresco
½ maço de cebolinha verde fresca
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de cominho em pó
Sal a gosto

Como fazer:

Primeiramente, comece por higienizar os miúdos: enxague rapidamente os miúdos e o sangue sob água corrente. Em seguida, coloque-os numa bacia grande, esprema o suco de 4 limões diretamente sobre os miúdos e cubra com água. Então, lave nessa água com suco de limão até os miúdos ficarem limpos e sem cheiro forte.

Logo depois, escorra, pique tudo em pedaços uniformes e coloque numa panela. Então, cubra com água filtrada e leve ao fogo médio, deixando ferver por 5 minutos. Escorra e reserve.

Em seguida pique finamente as cebolas, os tomates, os pimentões sem as sementes, os dentes de alho, o maço de hortelã, os coentros e a cebolinha. Logo após, misture esse tempero com os miúdos e o sangue, sem levar ao fogo ainda. Por fim, acrescente também as folhas de louro, as pimentas-de-cheiro inteiras, a pimenta do reino e o cominho e misture tudo muito bem. Reserve para pegar o gosto.

Posteriormente, leve ao fogo médio uma panela grande e frite o toucinho ou bacon picado na própria gordura. Depois que libertar gordura suficiente, adicione 1 cebola picadinha e refogue junto, até dourar levemente.

Em seguida, adicione os miúdos temperados no preparo anterior e também o suco dos restantes 2 limões. Então, mexa para misturar tudo e deixe cozinhar desse jeito por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, para apurar os sabores.

Desse modo, adicione 2 a 3 xícaras de água, de modo a conseguir um caldinho de sarapatel. Logo, você tampa, deixe cozinhar por mais 10 a 20 minutos e desligue o fogo. Por fim, no final, prove e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Finalmente sirva seu sarapatel de porco nordestino acompanhado com o que preferir. Bom apetite!

Veja também:

Gostou? Então compartilhe com seus familiares e amigos e não esqueça de comentar e dar sua opinião sobre esta receita. Acompanhe também outras receitas e dicas incríveis aqui no nosso blog e no nosso Instagram.