Contra filé no forno com batatas ideal para o Natal aprenda


Contra filé
Receita de Contra filé no forno com batatas (Foto: tudoreceitas.com)

Vamos lá galera! A nossa receita de hoje é contra filé assada no forno com batatas. Esse, sem dúvida, é aquele prato que você procura para preparar no seu Natal, não é não? Pois você encontrou a receita certa porque ela é fácil de fazer e utiliza poucos ingredientes. Certamente, o seu Natal terá um toque especial, pois uma carne assada e bem suculenta não pode faltar em dias especiais.

O contra filé é uma carne bovina, que possui uma camada de gordura. Por isso, ela fica macia e suculenta.
Então, confira agora mesmo a receita de hoje. Será um contra filé assado no forno com batatas. Em conclusão, terá o acompanhamento de um molho ferrugem feito com vinho tinto e servido com brócolis. Veja a receita na íntegra.

Ingredientes para fazer Contra filé:

1½ quilogramas de contra filé (peça inteira com capa de gordura)
sal e pimenta do reino (a gosto)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga
300 gramas de batatas (tipo calabresa)
½ cabeça de brócolis em floretes

Molho ferrugem com vinho:

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de extrato de tomate
½ cenoura picada (opcional)
1 cebola em tirinhas finas
1 folha de louro
500 mililitros de água filtrada (quente)
1 xícara de vinho tinto seco
sal e pimenta do reino (a gosto)
100 gramas de champignon inteiros ou fatiados
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)

Como fazer:

1. Primeiramente, separe os ingredientes necessários para o preparo desta receita de contra filé bovino. Em seguida, pré cozinhe as batatas com água e sal até que fiquem macias, porém firmes. Reserve.
2. Posteriormente, tempere a carne com o sal e a pimenta do reino e reserve.

Deixe a capa de gordura da carne, para deixá-la bem suculenta. E use os temperos que preferir para temperar sua carne.

3. Então, prepare o molho ferrugem, enquanto a carne pega mais sabor com o tempero. Em primeiro lugar, comece refogando a cenoura picada e a cebola em tirinhas na manteiga junto com a folha de louro. Por fim, deixe por uns 5 minutos. Em seguida, adicione o extrato de tomate e refogue mais um pouco.
4. Logo depois, acrescente a água filtrada aquecida e tempere com sal e pimenta do reino.
5. Deixe cozinhando em fogo baixo até o caldo reduzir e encorpar. Então, espere amornar um pouco e em seguida coe o caldo que servirá de base para nosso molho ferrugem, numa peneira.
6. Logo após, em uma panela, junte o caldo preparado anteriormente, com o vinho tinto seco já misturado ao amido de milho e o champignon. Então, cozinhe o molho até engrossar levemente e reserve.
7. Desse modo, numa frigideira grande, bem quente, aqueça o azeite e sele a peça inteira de carne por todos os lados. Em conclusão, adicione a manteiga e refogue mais um pouco.

Tempo ao forno:


8. Posteriormente, em um refratário médio coloque a peça de contra filé, regue com metade do molho ferrugem e acomode as batatinhas pré cozidas. Depois, cubra com papel alumínio (lado brilhoso para dentro) e leve para assar em forno pré aquecido a 210-220 graus por cerca de 40 minutos.
9. Depois que passado o tempo sugerido, retire o papel alumínio e leve novamente ao forno por mais 30-40 minutos ou até as batatas dourarem levemente. Então, depois de assada a carne, espere um pouco para fatiá-la.

Enfim, seu contra- filé assado no forno com batatas está pronto. Sirva com o molho ferrugem restante e o brócolis cozido! Bom apetite!

Veja também:

Gostou? Então compartilhe com seus familiares e amigos e não esqueça de comentar e dar sua opinião sobre esta receita. Acompanhe também outras receitas e dicas incríveis aqui no nosso blog e no nosso Instagram.