Arroz de Carreteiro Delicioso e Prático, Veja Agora


Arroz de Carreteiro
Foto meramente ilustrativa. (Foto: reprodução)

Aprenda hoje a receita de um arroz de carreteiro que é uma delícia. Muito semelhante à Maria Isabel, o arroz de carreteiro é tão gostoso quanto ela. O que uma se diferencia da outra é que uma usa carne de sol e a outra usa charque. Mas sem dúvida, os dois pratos são muito saborosos. Esse arroz é simples de fazer e utiliza ingredientes acessíveis.

Então se você gosta de inovar e sempre comer uma comidinha diferente, venha aprender a fazer esse arroz de carreteiro delicioso. É só você seguir o nosso passo a passo e testar hoje mesmo. Confira.

Ingredientes Para fazer o Arroz de Carreteiro:

250 g de arroz de sua preferência
350 g de charque
1 cebola média
2 dentes de alho
pimenta malagueta, a gosto
75 g de banha ou manteiga
400 ml de água fervendo, aproximadamente
sal, se precisar

Modo de Preparo:

Em primeiro lugar, corte o charque em pedaços pequenos, retire os nervos e a gordura e deixe de molho na véspera, trocando. Faça isso e troque a água pelo menos 3 ou 4 vezes.

Então, no dia seguinte jogue fora a água e cozinhe com pouca água em fogo baixo, até que fique bem macio. Em seguida, escorra, deixe esfriar e, se preferir, você pode desfiar a carne.

Logo após, lave bem o arroz para eliminar todo o amido e escorra bem.

Posteriormente, pique a cebola e o alho.
Logo depois, coloque a manteiga em uma panela grande e refogue o charque por alguns minutos.

Desse modo, acrescente agora a cebola picada e, depois que amolecer, junte o alho picado e a pimenta. Por fim, deixe refogar por mais alguns minutos.

Em seguida, junte o arroz lavado e escorrido e deixe dourar por 2 minutos, sem parar de mexer. Então, acrescente quase toda a água fervendo e misture bem. Depois que levantar fervura abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 8 minutos.

Veja o ponto do sal. Se necessário, acrescentar mais uma pitada. Logo depois que a água estiver totalmente absorvida, vá controlando se o arroz está cozido. Se o grão ainda estiver áspero, acrescente mais um pouco de água fervendo e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos.
Em conclusão, decore com salsinha ou cebolinha, a gosto.
Enfim, você pode servir.

Veja também:

Gostou? Então compartilhe com seus familiares e amigos e não esqueça de comentar e dar sua opinião sobre esta receita. Acompanhe também outras receitas e dicas incríveis aqui no nosso blog aquireceitas.com.